quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Facebook lança sua versão do "Trending Topics"

O Facebook lançou e remodelou hoje a sua sessão "Trending" na barra lateral da sua página inicial para EUA, Reino Unido, Canadá, Índia e Austrália. A novidade exibe as palavras que são tendência no mundo - igual ao "Trending Topics" do Twitter - e ainda explica seu contexto. A versão mobile da ferramenta ainda continua em fase de testes e a versão web deve ser disponibilizada para outros países nas próximas semanas.


O diferencial do sistema lançado pelo Facebook está mesmo no contexto: se você ver a palavra "Steam" entre as tendências, provavelmente vai saber o que é, mas o novo serviço explica não só o que é, mas também o porque está lá, explicando que ela alcançou a marca de 75 milhões de usuários recentemente. Essa sutil diferença promete fazer grande frente ao Twitter quando se trata de redes sociais instantâneas, em que os usuários acessam e interagem enquanto acompanham um evento em tempo real.

Assim como no Twitter, será possível clicar nos termos e ser redirecionado para vários resultados de postagens de várias pessoas (não necessariamente amigos) e "seguir" o post. Isso também incentiva os usuários a compartilharem informações e opiniões em modo público, para que pessoas fora do seu círculo de amizades também possam contribuir ou acessar a postagem. Inclusive, os resultados apresentados são influenciados pelos seus gostos habituais na rede social, procurando sempre exibir o que terá mais interesse.

Isso tudo para que a rede social de Zuckerberg seja um lugar mais "sério", onde existam realmente discussões sobre o que está acontecendo agora, e não um lugar para postar fotos com seus amigos sobre o que aconteceu ontem. O sistema de "hashtags" é uma das outras mudanças que seguem esta linha de raciocínio, e a tendência é ver ele cada vez mais assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário