terça-feira, 23 de julho de 2013

Samsung revela novo Exynos 5 Octa; Chip arrasa no desempenho 3D

Conforme antecipado na última sexta-feira, a Samsung revelou hoje uma nova versão do Exynos 5 Octa, o Exynos 5420, que traz como destaque, maior “poder de fogo” para o segmento dos dispositivos ultraportáteis, como é o caso dos smartphones e tablets.

A grande estrela do novo chip SoC da Samsung está na GPU integrada. Ao invés da SGX544 MP3 (presente no Exynos 5410), o Exynos 5420 conta com a Mali-T628 MP6. Trata-se da primeira solução gráfica composta por 6 núcleos do mercado, que de acordo com a companhia sul coreana, será capaz de oferecer um desempenho 3D mais do que duas vezes superior em relação ao atual chip.

Outro destaque da Mali-T628 MP6 é a capacidade de processar tarefas de uso geral (fluxos de trabalho não 3D) – conceito mais conhecido como GPGPU – acelerando a execução de algoritmos e operações complexos e computacionalmente intensivos, tradicionalmente processadas pela CPU.


Ainda conforme explicou a Samsung, a nova GPU também suporta as APIs gráficas OpenGL ES 3.0 e o Open CL 1.1 em todo o seu espectro, permitindo a potência necessária para a renderização multicamada de cenários complexos e de alta qualidade dos games mais exigentes, além de pós-processamento e compartilhamento de fotos e vídeos e funções complexas de operações multitarefas.

Em termos de processador, o Exynos 5420 é 20% mais veloz que o chip anterior, graças a presença de 4 núcleos ARM Cortex-A15 @ 1.8Ghz e outros 4 núcleos ARM Cortex-A7 @ 1.3Ghz - contra 4 núcleos Cortex-A15 @ 1.6Ghz e 4 núcleos Cortex-A7 @ 1.2Ghz no Exynos 5410.


A presença de núcleos heterogêneos faz parte do conceito batizado pela ARM de big.LITTLE. Em outras palavras, o chip possui dois clusters de processamento, sendo um formado por 4 núcleos para aplicações pesadas e que exigem alta performance (Cortex-A15) – e outros 4 núcleos para fluxos de trabalho menos exigentes (Cortex-A7). A idéia por trás do big.LITTLE é a aumentar a eficiência energética do sistema (que de acordo com a ARM, pode chegar a 70%), sem comprometer o desempenho global do sistema.

Além disso, o Bloco IP de compressão de imagem múltipla (MIC) presente no SoC reduz com sucesso o consumo total do sistema, quando se processa imagens ou conteúdos multimídia da memória para a tela. Isso resulta na maximização da quantidade de horas de uso do dispositivo móvel com uma tela de alta resolução, como WQXGA (2500x1600), particularmente ao se navegar na web ou em aplicações multimídia que exijam uma constante atualização da tela.


Outra melhoria no Exynos 5420 foi o aumento na largura de banda de memória, chegando a 14,9 GB/s contra 12,8GB/s do Exynos 5410. O segredo está nas memórias LPDDR3 dual-channel que operam em 933Mhz.

A Samsung informou que fará a demonstração do Exynos 5420 durante a SIGGRAPH 2013 que acontecerá de 21 a 25 de julho na Califórnia. As primeira amostras estão sendo enviadas para alguns clientes estratégicos, ficando a produção em massa para agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário