sábado, 27 de julho de 2013

Falso alerta do FBI causado por malware leva homem a se entregar por pedofilia

Eis um caso em que o cibercrime acabou ajudando a polícia. Em Prince William, em Virgínia, nos Estados Unidos, um homem se entregou às autoridades após receber um alerta do FBI avisando que ele teria que pagar uma multa ou, do contrário, seria investigado por pedofilia.

O curioso é que o aviso é falso – trata-se de uma estratégia de phishing causada por malware. O problema é que, no caso desse sujeito, chamado Jay Matthew Riley, de 21 anos, ele realmente estava visualizando fotos eróticas de menores de idade.

A polícia do local, segundo o Washington Post, contou que Riley foi até a delegacia perguntar se havia algum mandado contra ele por esse tipo de crime. Ele, inclusive, levou junto seu computador.


O aviso do FBI era um scam, segundo a polícia. Mas quando as autoridades procuraram no computador de Riley após um mandado de busca, a polícia encontrou “mensagens e fotos inapropriadas de garotas menores de idade”, diz o comunicado oficial. “As circunstâncias por trás das acusações são inusitadas”, afirmou Jonathan Perok, um porta-voz do departamento.

Além de estar visualizando fotos de pedofilia no momento em que recebeu o falso aviso, Riley também se comunicava com uma garota de 13 anos de Minnesota, para quem pediu fotos “inapropriadas”, conforme as autoridades.

Como resultado da situação, Riley foi detido na terça-feira (23) por posse de pedofilia, uso de ferramenta de comunicação para solicitar violações contra crianças e abuso de menor. A data do julgamento ainda não foi definida

Nenhum comentário:

Postar um comentário