terça-feira, 30 de julho de 2013

Rumor: Samsung teria turbinado Galaxy S4 para rodar no máximo só em benchmarks

Polêmica à vista: a Samsung aparentemente adaptou o Galaxy S4 para exibir uma altíssima performance nos benchmarks sem entregar o mesmo desempenho nos aplicativos usados cotidianamente, como indicam investigações do AnandTech.

Os "sintomas" apareceram nas  duas versões do aparelho, tanto a quad-core quanto a octa-core. Elas teriam sido propositadamente turbinadas para cravar as mais altas pontuações nas ferramentas de benchmark. Mas, quando o telefone é utilizado comumente no dia-a-dia, seus componentes automaticamente rodam a velocidades menores.


As dúvidas começaram a surgir especificamente em relação à GPU do smartphone. Usuários do Beyond3D perceberam que o chip gráfico do aparelho trabalhava a 533MHz durante o uso de certos aplicativos de benchmark. Durante o resto do tempo, porém, a GPU rodava a 480MHz.

Um processo semelhante ocorreu durante os testes com a CPU. Ao iniciar apps de benchmark, como o AnTuTu, o Linpack, o Benchmark Pi, o GFXBench 2.7 e o Quadrant, o Galaxy S4 automaticamente mudou a frequência do clock para tirar o máximo proveito nos resultados.

A Samsung, como nota o Slashgear, não promete uma frequência específica para a placa de vídeo do aparelho, mas esses dados levantam questões sobre as expectativas geradas pelos benchmarks. Esses testes devem ser interpretados com cautela, já que, apesar de darem alguma ideia sobre o desempenho dos aparelhos, nem sempre refletem o seu comportamento real.

O Slashgear entrou em contato com a Samsung que, por enquanto, afirmou apenas não ter um pronunciamento oficial sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário