quarta-feira, 31 de julho de 2013

Galaxy S III ganha do iPhone 5 em pesquisa de satisfação do consumidor nos EUA

A Samsung recentemente conseguiu passar a Apple em matéria de lucratividade na produção de smartphones. Os números que fizeram a alegria da companhia se referem a vendas mundiais, porque, nos EUA, a maçã ainda segue na liderança. Mas estar na frente nas vendas não significa necessariamente satisfazer os consumidores, pois uma pesquisa realizada pela American Customer Satisfaction Index (ACSI - Índice de Satisfação do Consumidor norte-Americano) revelou que, nessa área, a empresa poderia ter se saído melhor.


Os usuários elegeram o Galaxy S III como o produto mais satisfatório, fazendo com que ele alcançasse uma pontuação de 84 na escala da ACSI (que vai até 100). O segundo colocado também é Samsung, trata-se do Galaxy Note II, que também conseguiu 84 pontos. O iPhone 5 ficou na terceira posição, com 82 pontos, seguido imediatamente pelo 4S, também com 82 e pelo 4, com 81 pontos. Essas posições seguidas ocupadas pela Apple fazem com que a empresa ainda ganhe na "satisfação geral" dos consumidores.

O diretor da ACSI, David VanAmburg justifica os resultados dizendo que "os próprios clientes da Apple não vêem muita diferença entre o iPhone 4, 4S ou o 5. Os últimos ganhos da Apple foram maiores que o esperado, mas o nome do jogo pra empresa sempre foi a inovação. A Samsung, por outro lado, mostra uma forte subida na escala ACSI do Galaxy S II para o Galaxy S III. Se o S4 se sair bem aos olhos dos consumidores, a Samsung pode ameaçar a dominância da Apple na satisfação geral do consumidor". (A pesquisa foi conduzida antes do lançamento do S4, com os resultados sendo revelados só agora.)

Uma curiosidade interessante é que, enquanto os americanos elegeram um gadget coreano como mais satisfatório, uma pesquisa análoga realizada na Coreia do Sul, pela National Consumer Satisfaction Index, uma entidade de mesmo porte, revelou que os coreanos preferem o iPhone 5 ao Galaxy S III. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário