terça-feira, 30 de julho de 2013

Ícones da Apple têm origem em objetos analógicos e 'vintage'

O site Business Insider foi atrás das histórias sobre os ícones usados pela Apple e descobriu que a maioria deles não têm origens tecnológicas, e sim em objetos e conceitos do mundo offline. Confira algumas imagens a seguir:


A tecla 'command', por exemplo, foi inspirada em uma placa de rua sueca, que sinaliza atrações turísticas e monumentos antigos. A 'lenda' seria que Steve Jobs, cofundador da Apple, estaria incomodado que a logo da Maçã aparecia demais nos aparelhos, e a artista Susan Kare buscou um novo símbolo para a tecla.


A tecla 'return', que nos aparelhos Apple tem a mesma função que popular 'enter', ganhou esse nome por causa das máquinas de escrever. Nos dispositivos analógicos, a alavanca que criava uma nova linha - função do enter - chamava-se 'carriage return'.


Os botões de 'play', 'stop' e 'fast forward' (acelerar a música ou o vídeo) têm essa aparência porque os antigos tocadores de fita usavam os mesmo ícones. O a flecha que forma o 'play' aponta para a direita porque as fitas cassete começavam rodando para esse lado.


O ícone de ligações tem formato de telefone analógico e passa despercebido. Mas os usuários não lembram que a Apple nunca fabricou um telefone com o formato mostrado na caixa verde.


O ícone do assistente inteligente de voz Siri foi inspirado em microfones profissionais antigos.


O ícone que indica a quantidade de bateria ainda disponível nos iPhones são inspiradas em pilhas comuns - embora a maior parte dos aparelhos da Apple não usem pilhas, e sim baterias no mais das vezes inacessíveis visualmente aos usuários.


O ícone de vídeo usado nos dispositivos Apple inspira-se na claquete, usada no cinema antes de iniciar a gravação de uma cena para registrar informações como qual parte da produção está sendo rodada, para facilitar a edição posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário