sábado, 24 de agosto de 2013

Steve Ballmer deixará o cargo de CEO da Microsoft em 12 meses

Um dos CEOs mais empolgados (veja aqui e aqui) da indústria tecnológica está prestes a deixar seu cargo. Steve Ballmer deixará a Microsoft dentro de 12 meses, período necessário para a escolha de seu sucessor e a transição para a nova liderança.


"Não há um tempo perfeito para este tipo de transição, mas esta é a hora certa", explicou Ballmer. "Nós embarcamos em uma nova estratégia e uma nova organização, e nós temos um excelente liderança. Minha ideia inicial era que minha saída acontecesse durante a transformação de nossa companhia em um provedor de aparelhos e serviços. Precisamos de um CEO que estará aqui a longo prazo para esta nova direção".

A Mesa de Diretores da Microsoft formará um comitê para decidir o sucessor de Ballmer. O grupo é composto por John Thompson, Bill Gates, Chuck Noski e Steve Luczo. O recrutamento será feito pela Heidrick & Struggles International, que está cogitando substitutos dentro e fora da Microsoft.

Steve Ballmer assumiu a liderança da Microsoft em 2000, substituindo Bill Gates. Durante sua liderança, a empresa aumentou sua receita de US$ 25 bilhões para US$ 70 bilhões, assim como o lucro aumentou em 215%. Nos últimos tempos, a empresa começou a passar por mudanças implementadas por Ballmer, tentando atualizar a Microsoft ao novo contexto de dispositivos portáteis, com a criação de uma versão do Windows pensada em touchscreens e o lançamento do Windows Phone, sistema para smartphones. A empresa vem sofrendo os efeitos de entrar neste mercado atrasada, ainda encontrando dificuldades para popularizar o Windows 8 (especialmente o RT) e o Windows Phone 8, assim como seus aparelhos próprios, como o Surface.

Todo fim de história é triste. Mas Ballmer pode ir tranquilo que fez um bom trabalho, pois se sob sua liderança tivemos o Windows Vista, também tivemos o Seven. Na pior das hipóteses, Steve Ballmer nos presenteou com este vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário