sábado, 17 de agosto de 2013

Microsoft contrata ex-diretor de desenvolvimento de negócios da Valve

A Microsoft confirmou a contratação Jason Holtman, ex-diretor de desenvolvimento de negócios da Valve. De acordo com o perfil de Holtman no LinkedIn, ele será responsável pelo desenvolvimento de estratégias para entretenimento e games para PC. "Estamos focados em transformar o Windows em uma ótima plataforma para jogos", afirmou Holtman ao site GamesIndustry.

Holtman liderou o desenvolvimento de negócios na Valve por oito anos, e saiu da empresa em fevereiro sem nenhuma razão divulgada. O novo contratado da Microsoft tem o objetivo de desenvolver o ecossistema de games no Windows, hoje descentralizado da loja de aplicativos da própria Microsoft e composto por plataformas de outras empresas, caso do Origin da EA e, principalmente, o Steam da Valve.


A Microsoft sofre de uma curiosa ironia: apesar de ser dona do principal sistema operacional de computadores para jogos, não consegue dominar este mercado. A criação de lojas de aplicativos e plataformas como o Games for Windows (que muitos só se dão conta que existe quando dá um bug em seus jogos) não passou nem perto de tirar a hegemonia da Valve. Holtman agora terá que pensar em estratégias para tomar espaço do gigante que ajudou a criar.

As mudanças implementadas pela Microsoft em seu novo sistema operacional, como a criação de uma loja de aplicativos centralizadora, já causaram repercussões negativas entre desenvolvedores como a Blizzard e, inclusive, levaram o co-fundador da Valve, Gabe Newell, a expressar seu repúdio: "O Windows 8 é uma catástrofe para todo mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário