segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Google Glass consegue patente para medir quando e quanto os usuários olham propagandas

Não é nenhuma novidade que o crescimento da internet diminuiu (e muito) a audiência que meios mais tradicionais como a televisão e o jornal achavam que duraria para sempre. A característica de navegação livre da web tem desesperado publicitários que não conseguem mais garantia que suas propagandas serão vistas. Pensando nisso, a Google conseguiu uma patente para o seu Glass que pode ajudar a resolver esse "problema".


Fazendo uma piada com o "pay-per-view" (comum em TVs por assinatura), o Phys chama o recurso de "pay-per-gaze" (pague por olhar). Com essa tecnologia, o gadget conseguiria calcular quando e quanto tempo o usuário passa olhando uma propaganda, e depois reportar aos donos da publicidade (para a Google poder cobrar posteriormente, claro). Segundo o The Verge, o "pay-per-gaze" no Google Glass mediria até a resposta emocional da pessoa ao ver a propaganda, através da dilatação da pupila.

Alvo recente de discussão sobre privacidade (mais especificamente, a invasão dela), a Google já se preocupou em declarar que, se o recurso for de fato instalado, o usuário pode optar por desativá-lo e que as informações obtidas são enviadas anonimamente.

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