A Microsoft tem feito de tudo para que as pessoas migrem do Windows XP para versões mais recentes do sistema. O suporte à plataforma será encerrado em abril, quando os seus usuários deixarão de receber atualizações de segurança. Mas a companhia também pretende cortar as novas definições de vírus para o Microsoft Security Essentials, o antimalware gratuito da empresa.
“A Microsoft não vai garantir atualizações de nossa engine e de nossas assinaturas antimalware após o encerramento do suporte ao XP em 8 de abril de 2014”, afirma um porta-voz da empresa em comunicado oficial reproduzido pelo ZDNet.
A decisão da Microsoft faz sentido, já que o sistema como um todo ficará sem novas atualizações de segurança, o que provavelmente deixará algumas brechas em aberto. “Rodar antivírus em sistemas operacionais sem suporte não é uma solução adequada para ajudar a proteger contra ameaças”, admite a Microsoft. “Rodar uma solução bem protegida começa com o uso de softwares e hardwares modernos desenvolvidos para ajudar na defesa no cenário atual de ameaças.”
O Windows XP já deixou de ser o sistema mais usado há algum tempo, mas ainda concentra uma grande parcela de usuários, embora venha caindo ao longo dos meses. Atualmente, segundo dados da Netmarketshare, a plataforma tem 31,24% do mercado, atrás apenas do Windows 7, com 46,42%.
Quem continuar utilizando o sistema poderá, no entanto, utilizar outras ferramentas gratuitas fornecidas por empresas como Panda, AVG e Avira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário