quinta-feira, 28 de novembro de 2013

App do CyanogenMod é retirado da Google Play

Quase duas semanas depois de estrear na loja de aplicativos do Android, o instalador "amigável" do CyanogenMod foi retirado da Google Play. O Cyanogen divulgou, através de um post em seu blog, que a Google pediu "voluntariamente" para que o app fosse retirado da loja, e caso não fosse feito este procedimento, a própria Google iria removê-lo.


O motivo da saída do aplicativo é que, apesar de não ser considerado uma ameaça, ele induz os consumidores a perder a garantia de seus aparelhos. Normalmente as fabricantes de smartphones consideram que a troca do sistema operacional do celular ou se desbloqueio (o famoso root) invalidam qualquer garantia de fabricação. A equipe do Cyanogen afirmou que esta incompatibilidade nos termos de serviço da Google torna impossível trazer o aplicativo novamente à loja de aplicativos.

O app do Cyanogen automatizava a instalação da ROM alternativa, substituindo o sistema Android original do aparelho pela distribuição modificada. Em poucos passos, e com o auxílio de um aplicativo que precisava ser instalado em um computador, o usuário conseguia mudar o sistema em seus smartphone. Apesar da saída do Cyanogen do Google Play, os desenvolvedores afirmam que os usuários podem continuar usufruindo das distribuições diferenciadas, que seguem disponíveis no site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário