sábado, 22 de junho de 2013

Sonha em tornar-se desenvolvedor? Veja aqui os quesitos necessários


Você ja chegou a sonhar, algum dia, em tornar-se um desenvolvedor de aplicativos para iOS, mas nunca soube por onde começar? Pois bem, nós mesmos do blog Geek Blender já tentamos, fizemos alguns projetos e tal, mas nāo chegaram a sair do papel, infelizmente, por conta dos nossos recursos. Veja aqui os primeiros passos básicos para começar a criar seus próprios programas e, quem sabe, ficar famoso com isso (e também ganhar muito dinheiro, se fizer sucesso).


Vamos entāo ao que interessa:

- Primeiro Passo
As dificuldades já podem ser apresentadas aqui, pois para desenvolver algum aplicativo para o iOS é necessário possuir um computador com Mac OS X, mas calma, nāo desista. Como sempre no mundo existem os espertos, há aqueles que tentam instalar o sistema em PCs Intel (os chamados hackintoshes). Porém melhor mesmo é investir em um bom Mac. Claro, economizar algo seria excelente, até porque os preços de qualquer Mac no Brasil sāo exorbitantes, mas para aqueles que já possuem mais habilidades em PCs, podem tentar esse outro recurso mais em conta. Mas o tutorial apresentado aqui será somente para usuários do OS X.

- Segundo Passo
Bom, passando da primeira parte, o resto já é mais tranquilo. Enquanto você decide se compra um Mac, você já pode começar a baixar o material necessário para iniciar o desenvolvimento, se inscrevendo gratuitamente como Apple Developer. Esse passo não custa nada e você tem acesso ao último SDK, exemplo de códigos, vídeos de introdução e um vasto material em PDF para aprender os primeiros passos de programação. É material suficiente para dias e dias de aprendizado, sem gastar nada. Absolutamente tudo é em inglês, o que torna obrigatório o conhecimento básico da língua.

Além da versão gratuita, há o Apple Developers Program, que é pago (US$99 ou 74€ por ano) e permite alguns benefícios a mais, como instalar e rodar os códigos no seu aparelho (com a versão grátis você só pode testá-los no simulador do Mac), tem acesso à versões beta do iOS e também tem direito a publicar seu aplicativo na App Store. Mas isso você pode fazer depois que tiver uma boa base da teoria.


- Terceiro Passo
Aqui entraremos na parte dos estudos. As ferramentas que a Apple proporciona facilitam muito o desenvolvimento de aplicativos. Mas não bastam para começar a criar programas para o iPhone. É preciso muito estudo da linguagem básica de programação, chamada Objective-C, que não é algo que se aprenda em duas semanas. Por isso, é preciso muito estudo e dedicação.

Além do material em PDF disponibilizado pela Apple, há também alguns volumes convertidos em formato iBook, que podem ser baixados direto na App Store para serem lidos no iPhone, iPad ou iPod touch.

- Quarto Passo
Nesse ponto, você já tem todas as condições de começar a desenvolver seu primeiro aplicativo. Mesmo que você ainda não tenha um registro pago da Apple, poderá criar e testar apps no simulador do iPhone (ou iPad) no Mac. 

A primeira coisa é saber o que você quer fazer. É normal os primeiros resultados serem apps básicos e com função duvidosa, mas que são fundamentais para a evolução do aprendizado. Mas não faça como alguns devs, que se empolgam com o primeiro aplicativo e o publicam na App Store. Depois de ter experiência suficiente, tente pensar em algo útil que realmente vá servir para os usuários. De preferência, que ainda não exista na loja. Depois que você já pegou a prática e até mesmo já desenvolveu um ou mais aplicativos funcionais, aí sim poderá partir para o passo final.

- Quinto Passo (e último)
Você agora já tem tudo para começar ganhar fama (e quem sabe, dinheiro) com suas criações. É o momento de se inscrever oficialmente como um desenvolvedor de iOS e pagar a taxa necessária, que poderá ser recuperada facilmente se seu aplicativo fizer sucesso.

Há três tipos de contas: a Individual (só você tem acesso à conta) e a Company (você pode ter uma equipe que também terá acesso à conta), ambas custando US$99; ou então a Enterprise (permite que se crie aplicativos internos para empresas, sem passar pela App Store) que custa US$299.A conta paga também dá acesso aos fóruns técnicos de desenvolvedores, onde são debatidas questões e problemas relativos ao iOS. Em época de versões beta, há também uma área confidencial com várias novidades sobre as futuros sistemas.

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