sábado, 20 de julho de 2013

Versão mais poderosa do chip de 8 núcleos Exynos 5 Octa da Samsung a caminho?

A Samsung divulgou em seu twitter um banner onde revela a chegada, na próxima semana, de uma nova versão Exynos 5 Octa.

Para quem não sabe, o Exynos 5 Octa é um chip com 8 núcleos desenvolvido com a tecnologia big.LITTLE da ARM, ou seja, possui dois clusters de processamento, sendo um formado por 4 núcleos Cortex-A15 (@ 1.6Ghz) – para aplicações pesadas que exijam alta performance – e outros 4 núcleos Cortex-A7 (@ 1.2Ghz) – para fluxos de trabalho menos exigentes.  A idéia por trás do big.LITTLE é a aumentar a eficiência energética do sistema, sem comprometer o desempenho.


A companhia sul coreana irá “turbinar” o seu chip SoC, conforme está bem evidenciado no texto do cartaz. Ao que parece, a Samsung ficará “sentada” assistindo passivamente a chegada de seus concorrentes, como é o caso do Snapdragon 800, Tegra 4i e Atom Bail Trail.

Embora o cartaz não revele nenhum detalhe técnico, é possível que a nova versão do Exynos 5 Octa traga núcleos de processamento geral mais velozes (podendo chegar na casa dos 2Ghz); uma GPU ainda mais poderosa; ou ainda um misto das duas possibilidades. 

Contudo, qualquer que seja a opção utilizada pela Samsung, acarretará em maior consumo de energia e dissipação de calor. A menos, é claro, que a companhia aproveite para fazer alguma mudança estrutural/otimização na arquitetura.

Comenta-se nos bastidores que o novo Exynos 5 Octa poderá estrear já no Galaxy Note III (supostamente em setembro), devendo ainda ser a opção para equipar um Galaxy S5 – quem sabe já no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário