Isso significa que o Android pode agora instruir o controlador flash de armazenamento a coletar, reciclar ou bloquear dados de páginas inutilizados. O resultado será uma navegação sem lentidão. E se engana quem pensa que essa melhoria chegou apenas para o novo Nexus 7. Os usuários da versão anterior do tablet também podem usufruir de uma navegação mais rápida depois de atualizarem o sistema.
Essa tecnologia já é adotada por SSDs. Nesse caso, o TRIM é o comando que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD estão realmente em uso, ou estão livres. À medida que o SSD é utilizado, são acumulados conjuntos de blocos que contêm dados gravados, mas que o usuário já deletou. O SSD aguarda até poder deixar um grupo destes blocos disponível para, então, liberar fisicamente a memória de todos eles juntos.
A durabilidade e a performance de um SSD estão relacionadas com a quantidade de ciclos em que são escritos e apagados os dados nestes blocos, então o uso do TRIM é um fator importante para aumentar a duração do SSD, assim como melhorar sua performance.
Ainda não há data confirmada para a chegada do Android 4.3 a todos os dispositivos compatíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário