terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Qualcomm introduz seu primeiro chip 64-bits, o SoC de entrada Snapdragon 410

Após a introdução do iPhone 5S, smartphone da Apple que começou a "marcha migratória" da indústria dos portáteis para a arquitetura em 64-bits, estávamos na contagem regressiva para que outras empresas adotassem a tecnologia. A próxima empresa a preparar SoCs capazes de processar 64-bits de instrução por vez é a Qualcomm, com o Snapdragon 410.


Decepcionando aqueles que esperam por um chip poderoso, o Snapdragon 410 chega para atender modelos de entrada, com preço de até US$ 150. Apesar de básico, o SoC promete alguns recursos presentes em aparelhos mais caros, como LTE integrado. Esta inclusão do 4G neste SoC de entrada já levantou rumores de que uma futura versão do Moto G vá possuir suporte a esta tecnologia de banda larga móvel.

Curiosamente, um executivo da Qualcomm chamou o processador de 64-bits presente no iPhone de "gimmick", expressão em inglês para algo usado apenas para chamar a atenção, dando a entender que não haveria benefício nenhum nesta nova tecnologia. Anand Chandrasekher, o dono da frase, saiu da empresa alguns meses depois.

O principal benefício das instruções em 64-bits é que este processadores suportam maiores quantidades de RAM, sendo que as CPUs em 32-bits estão limitadas a até 4GB. Apesar de poucos aparelhos móveis passarem da casa dos 2GB, a longo prazo esta característica pode ser um limitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário