segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A pedido da Apple, Comissão de Comércio dos EUA proíbe a venda de aparelhos da Samsung

A Comissão Internacional de Comércios dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) proibiu nesta sexta-feira a importação e as vendas de alguns modelos de smartphones e tablets da Samsung, incluindo aparelhos antigos da linha Galaxy, a pedido da Apple. A proibição foi feita porque a ITC entendeu que a Samsung violou duas patentes da fabricante do iphone. A Samsung irá recorrer da decisão e, de acordo com o USA Today, o presidente americano Barack Obama tem um prazo de 60 dias para invalidar a decisão.


A Samsung teria quebrado patentes da Apple nas funções de identificação do movimento dos dedos nas telas touch de smartphones e na forma como os dispositivos detectam a conexão de fones de ouvido e outros acessórios. O consultor especializado em propriedade intelectual, Florian Mueller, diz que mesmo que a decisão envolva os modelos mais antigos, os novos também podem ser barrados caso infrinjam as mesmas patentes.

O porta-voz da Samsung, Adam Yates, disse que a empresa está “desapontada que a ITC tenha emitido uma ordem de exclusão baseada em duas patentes da Apple”. Ele diz que as empresas deveriam focar “não em uma guerra global nos tribunais, mas em concorrência justa no mercado” e que já estão sendo tomadas medidas para fazer com que os produtos continuem disponíveis nos Estados Unidos.

O USA Today publicou ainda que a Apple comemorou e disse que com a decisão, “a ITC se juntou a tribunais pelo mundo, defendendo a inovação e rejeitando a cópia descarada que a Samsung faz de produtos Apple”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário