domingo, 18 de agosto de 2013

Aplicativo "Rastreador de Namorado" deixa que namoradas vigiem parceiro

O aplicativo "Rastreador de Namorado", para celulares Android, tem uma proposta um tanto quanto controversa. A ideia do app é informar à usuária – sim, ele é direcionado ao público feminino – por onde o namorado anda e que SMS ele anda recebendo no celular. É só abrir o site do aplicativo para ver perguntas como "Quer rastrear o seu namorado?" ou "Acha que ele está aprontando?".

O app promete funções como rastrear a localização do namorado, ativar o microfone do celular dele e ouvir o que ele está captando, receber notificações quando ele desliga o telefone ou liga o modo avião, acompanhar as mensagens trocadas por ele, além de receber o histórico de ligações do telefone do cara.


Apesar disso, o app tem uma falha muito simples: ele precisa do consentimento do namorado para funcionar. Afinal ele precisa estar instalado no smartphone do rapaz, o que faz com que ele fique visível. Além disso, para usar a função de rastrear, é necessário mandar um SMS para o telefone do namorado. Mas isso já é exposto na descrição do aplicativo na Play Store, que diz: “Com o consentimento de ambos, você instala o Rastreador de Namorado gratuitamente no aparelho dele”. A ideia original era incluir um modo de rastreamento escondido, mas ele foi removido por causa da política do Google Play.

Mas essas limitações valem apenas para a versão gratuita – que, aliás, está indisponível na Play Store no momento. Existe também uma versão paga, que deve ser comprada por e-mail e instalada fora da loja oficial do Google, pelo preço de R$ 4,99. Nessa versão, tanto o ícone quanto as funções do aplicativo funcionam sem o namorado saber. Segundo informações do site Terra, que contatou a advogada Camilla Massari, instalar um app assim no smartphone de outra pessoa é crime de violação à intimidade, com pena prevista de 2 a 4 anos de prisão, além de multa

O vídeo abaixo explica as funções do aplicativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário