Recentemente, temos falado muito nos planos dos serviços de streaming para o futuro, que parecem estar todos – ou pelo menos a maioria – apostando na resolução 4K. Segundo o site Giga OM, quem está falando em ultra HD agora é a Google, que deverá demonstrar na CES 2014 seu próprio serviço de transmissão de vídeos em 4K baseado na codificação VP9.
E a empresa já está reunindo uma série de parceiros para tentar viabilizar a implantação do codec, que está sendo desenvolvido como uma alternativa ao H.265. De acordo com a empresa, a ideia não é substituir completamente a codificação H.265, mas sim criar uma alternativa livre de royalties que possa diminuir os problemas relacionados à largura de banda que afetam transmissões em 4K.
O streaming de vídeos em ultra HD do Youtube deve ser demonstrado nos estandes de LG, Panasonic e Sony. E a Google já liberou uma lista de 19 parceiros de hardware que garantiram suporte à codificação VP9, incluindo ARM, Intel, Broadcom, Marvell, Samsung, Sharp e Toshiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário