terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Smartphones com 4GB de memória RAM em 2014?

Mais um passo rumo ao desenvolvimento de uma nova “geração” de smartphones foi dado esta semana.

A Samsung anunciou o primeiro chip de memória RAM de 8 gigabit baseado na tecnologia LPDDR4 (baixo consumo e taxa de tráfego de dados dupla 4).


As novas memórias possuem litografia em 20nm, e como o próprio nome sugere, tem o menor consumo de energia e maior densidade já fabricados pelo mercado. Quatro chips de 8Gb são capazes de criar um módulo de 4GB LPDDR4.

A tecnologia LPDDR4 possui taxa de transferência inicial de 3.1 Gbps, traduzindo assim um incremento acima de 50% sobre as atuais DDR3 e LPDDR3. De acordo com a Samsung, tais memórias tem o dobro de vazão que as LPDDR3 de 20nm padrão. Outra grande vantagem para os dispositivos ultraportáteis está no consumo de energia. A LPDDR4 necessita de apenas 1.1 volt, 40% a menos que as atuais LPDDR3.

Com o anúncio, o mercado projeta a chegada para o final de 2014 dos primeiros smartphones e tablets equipados com as novas memórias LPDDR4. Vale ressaltar que para aproveitar tal quantidade de memória, o sistema operacional, assim como os processadores devem estar preparados para o suporte do recurso de endereçamento de 64 bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário