terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Fedora 20, codinome Heisenbug, traz suporte a CPUs ARM e melhora em máquinas virtuais

Depois de uma série de atrasos, uma das principais distribuições Linux acaba de receber sua nova verão. O Fedora 20, codinome Heisenbug, está disponível para download, e tem uma novidade importante: agora o sistema é capaz de rodar em sistemas com ARM como a principal arquitetura, uma atualização bastante relevante no contexto em que cada vez mais aparelhos, como tablets e smartphones, vem com este padrão.


Além do suporte aos processadores em uma nova arquitetura, o Fedora traz melhorias de performance, modificações na interface e também uma evolução no uso de máquinas virtuais. Quem quiser testar a distro que, apesar de não ser a mais popular, tem na sua lista de "usuários" pessoas importantes como Linus Torvalds, pode baixar a imagem por este link aqui.

Para os fãs de Breaking Bad, um aviso: o codinome não é um trocadilho com o personagem Heisenberg, alter-ego de Walter White do seriado. Heisenbug é um jargão na área da programação que se refere a uma falha na programação (um bug) que fica mudando de comportamento ou desaparecendo toda vez que o programador tenta solucioná-lo. Esta expressão é uma homenagem a Werner Heisenberg, um dos primeiros físicos a descrever a base da física quântica. Heisenberg e seu princípio da incerteza são, também, a inspiração do "nome de guerra" do personagem de Breaking Bad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário